“Como uma tecnologia que ficou à espera da atualização dos celulares, o BLE vem em 2019 com muita força para impulsionar as vendas e estreitar o relacionamento do varejo com seus clientes.”

Bluetooth

O bluetooth foi uma ótima invenção, e atualmente os equipamentos que o possuem fazem parte da nossa vida mais do que nunca.

Hoje em dia podemos usar mouses, teclados e fones de ouvido sem fios, jogar videogame sem tropeçar e até mesmo conectar o smartphone automaticamente na caixa de som do ambiente em que tivermos.

Mas a tecnologia não parou de evoluir, e desde 2011 começou a falar do bluetooth low energy (BLE).

A diferença, além do nome, está no consumo de energia que é bem reduzido por ter fontes independentes de energia, possibilitando que eletrônicos com pouca bateria como os smartwatches (relógios inteligentes) se comuniquem com a qualidade do bluetooth convencional.

Beacons

Os dispositivos BLE consomem menos energia que o bluetooth tradicional, e por isso não é mais preciso desligar essa função como antigamente (eu inclusive não desligo o bluetooth faz muito tempo). Com isso, surgiu um novo tipo de dispositivo: o beacon BLE.

Um beacon BLE é um transmissor que emite de tempos em tempos um sinal único que pode ser captado por dispositvos BLE (como por exemplo celular ou relógio). Por meio da dessa emissão, um app pode perceber quando o celular está próximo do beacon, tomando atitudes em relação isso.

Com beacons fixos é possível por exemplo montar uma teia dentro de uma loja e triangular a posição dos clientes dentro do espaço. Essa ideia é similar ao da rede GPS.

Por meio de beacons móveis e leitores fixos é possível identificar a movimentação de ativos por esses leitores.

Uma grande vantagem dos Beacons em comparação com outras tecnologias de identificação como a por Rádio Frequência (RFID) é o baixo custo de entrada, visto que ao invés de utilizar uma infraestrutura de grande porte, beacons usam como ponte os celulares.

Claro que cada tecnologia tem a sua aplicação e convém sempre conversar com um especialista antes de decidir por uma opção ou outra.

Aplicações

Grandes lojistas estão utilizando beacons para estudar o comportamento dos seus clientes dentro da lojas e rastrear o fluxo de cada cliente, para saber o posicionamento, detectar interações com produtos e enviar ofertas customizadas.

Assim, é possível para um supermercado como a rede americana Marc’s Grocery indicar receitas com os ingredientes que estão próximos dos seus clientes, de acordo com o perfil de cada um. Esse é um ótimo motivo para alguém manter o seu app instalado no celular.

Outro supermercado, implementou na Ucrânia um método de busca por produtos dentro da loja: o cliente digita no aplicativo e recebe as coordenadas de como chegar no que ele precisa. Essa mesma aplicação está cada vez mais comum em aeroportos, inclusive em alguns brasileiros.

Um uso diferente, é a aplicação dos beacons na automação residencial e de escritórios, onde os mesmos podem ser utilizados em conjunto com celulares e/ou smartbands ( relógio inteligente) para reconhecer os usuários, determinar sua localização e ativar cenários diferentes de acordo com essas informações.

Conclusão

Seja para conhecer mais sobre os hábitos dos seus clientes ou empregados, identificar e localizar ativos ou simplesmente iniciar interações e mandar ofertas, o BLE aliado com os beacons e os novos wereables (eletrônicos de moda) formam um conjunto interessante para quem quer inovar por um preço pequeno.

imagem: Freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *