O que ela pode fazer por mim e pela minha família?

Há anos o mundo cinematográfico aborda a temática futurista de um mundo mais tecnológico, no qual a robótica e a inteligência artificial mantêm uma interação diária com a sociedade. Esse contexto já é visto sendo introduzido em nossas vidas, e de uns tempos pra cá está saindo das telonas e chegando na vida real.

Na automação residencial, podemos com um simples apertar de botão por em funcionamento um conjunto de aparelhos eletrônicos para a realização das tarefas de casa, a fim de ganhar tempo para outras coisas mais importantes em nosso dia a dia.

Nela, os produtos inteligentes IoT (Internet das Coisas) são conectados a uma interface (aplicativo), que é usado para o controle de todos os eletrônicos presentes na casa.

Equipar uma residência com tais funcionalidades também é popularmente conhecido como “smart home”, ou melhor dizendo, lar inteligente.

Como pode ser feita a automação da minha residência?

A conexão dos aparelhos eletrônicos à interface de controle pode ser feita de qualquer cômodo, basta a otimização das tarefas ou programação das mesmas.

Vejamos alguns exemplos:

Banheiro

O chuveiro pode ajudar você economizar, limitando a quantidade de água por pessoa e ajustando a temperatura da água de acordo com a do ambiente.

Cozinha

A cafeteira pode preparar o café sozinha no horário programado ou o forno pode desligar no tempo certo do fim de preparo do seu prato predileto.

Quarto

O ar-condicionado resfria o ambiente quando o morador está a cinco minutos de distância da casa.

Luzes

As luzes se apagam após um comando de voz “desligar luzes” ou por tempo programado.

Sala de Estar

Ativa com apenas um comando todos os equipamentos para a reprodução de um filme.

Áreas Externas

Protege todas as entradas da casa;

Ativa e desativa alarmes;

Visualiza em tempo real a movimentação das pessoas e todas as atividades dentro das áreas da casa.

Criação de Cenários

Sala de Janta: Controla o ambiente para a atuação de um cenário “ideal”, como em um jantar romântico.

Salão de Festa: Ambienta a casa toda para um cenário de festa, como luzes piscando, música ambiente e climatização.

Quais as vantagens?

O custo para automatizar a casa pode ser considerado um investimento, já que além de valorizar o imóvel, você passa a ter dados e métricas que contribuem para a diminuição de gastos com água e energia, além de identificar eletrônicos que necessitam de manutenção, já que de maneira lógica, sem manutenção ou conserto, determinado aparelho tem uma taxa maior de consumo.

Isso vai te ajudar a ter maior previsibilidade na hora de pagar as contas, além de contribuir com o meio ambiente e trazer comodidade, pois parte das tarefas manuais passam a ser feitas de forma automática.

Quebrar a parede, mudar móveis e fazer poeira? Nem sempre…

Para automatizar uma residência é necessário preparar a casa para recebê-la, mas você pode aproveitar uma reforma ou mesmo a casa em construção para implantar um projeto de automação.

Quando a automação se une ao projeto da obra, ela pode atuar em paralelo à elétrica, ou seja, se a automação falhar, a elétrica continua disponível comandando diretamente os circuitos elétricos.

Vale lembrar também que a quantidade de materiais usados para a automação da sua casa vai depender das demandas, o que nem sempre significa ter que quebrar parede ou mudar os móveis de lugar.

Por exemplo, existem atualmente no mercado produtos IoT Plug’n’Play que possuem maior facilidade de instalação e evitam transtornos, como precisar mexer na fiação e quebrar alguma parte da parede.

Para que a automação aconteça, a parte elétrica da casa deve estar em dia, mas não se preocupe, caso você não entenda do assunto procure a nossa equipe da iotech para ajudar com o seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *